Lançamento do Blog Amity Pet: Acompanhe Tudo Sobre o Bem-Estar do Seu Pet! 🐾📚

É com muito entusiasmo que anunciamos o lançamento do nosso blog Amity Pet! Aqui, vamos compartilhar dicas, informações e novidades para ajudar você a cuidar melhor do seu pet. 🐶🐱

A cada semana, traremos conteúdos interessantes e úteis para melhorar a saúde e o bem-estar do seu companheiro. E para começar com chave de ouro, vamos abordar um tema muito importante para os tutores de pets: Mal-estar: Como saber se o cachorro está com febre? 🤒🌡️

Febre em cães: Como identificar?

Assim como nós, os cães também podem sentir mal-estar e, em alguns casos, apresentar febre. Reconhecer esse sintoma a tempo é essencial para garantir que seu pet receba o atendimento adequado. Aqui, você vai aprender a identificar sinais de febre e o que fazer para cuidar do seu amigo de quatro patas.

Qual temperatura é considerada febre em cachorro?

Para saber se o pet está com febre, é preciso entender qual a temperatura normal de um cachorro. Já percebeu que eles são um pouco mais quentes? Isso porque a temperatura do cão saudável, em condições normais, varia de 37,5 a 39,3 °C — um pouco mais acima da do ser humano, que é de 36 a 36,7 °C.

Quando a temperatura de cachorro com febre estiver acima de 41 °C, é um pouco mais preocupante, pois pode começar a afetar o funcionamento do organismo. Por isso, a temperatura precisa ser monitorada com cuidado.

Como saber se cachorro está com febre?

O uso do termômetro é o meio mais eficaz na dúvida de como saber se o cachorro está com febre. No caso dos cães, o termômetro é introduzido via retal, por isso, não é aconselhável fazer isso em casa, sem supervisão do médico-veterinário, já que pode acabar machucando o pet.

Além disso, o termômetro de uso veterinário é diferente daquele utilizado na medicina humana, com uma haste flexível que diminui o desconforto e o risco de lesões.

Há, também, o termômetro a laser, que mede a temperatura cutânea e periférica. Esse método é menos invasivo, mas tem suas limitações e não substitui o uso do termômetro retal para uma avaliação mais fidedigna.

Sintomas de febre em cães

Fique atento aos sintomas de cachorro com febre. Os principais são:

  • Apatia
  • Sonolência
  • Falta de apetite
  • Tremores
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Corpo mais quente, especialmente as orelhas
  • Ingestão excessiva de água
  • Aumento da frequência respiratória
  • Aumento da frequência cardíaca

O focinho quente e seco é sinal de febre?

Existe uma grande crença popular de que a maneira mais eficaz de como descobrir se o cachorro está com febre sem o uso do termômetro é por meio do focinho quente e seco. No entanto, essa não é uma maneira confiável. O focinho pode variar de temperatura dependendo do grau de atividade física, temperatura ambiente ou até mesmo da circulação sanguínea do pet em determinado momento.

Portanto, somente essa alteração não é suficiente para determinar se o pet está com febre, devendo ser associada a outros sintomas.

O que pode causar febre em cachorro?

A febre não é uma doença em si, mas uma resposta do organismo. Entre as doenças que podem provocar febre em cachorro estão:

  • Doenças infectocontagiosas
  • Otites
  • Infecções urinárias
  • Problemas dentários
  • Intoxicações

Outra situação bastante comum que pode causar febre em cachorros é a vacinação, especialmente quando realizada pela primeira vez. Essa é uma reação esperada e transitória, que normalmente se resolve sozinha, dentro de 24 horas.

A hipertermia também pode ser gerada por insolação, por exemplo, quando o pet sai para passear em dias e horários mais quentes. A temperatura tende a subir rapidamente e, se for de forma abrupta, compromete o funcionamento do organismo.

O que fazer quando o cachorro está com febre?

Agora que você já aprendeu como saber se o cachorro está com febre, não hesite em levá-lo ao médico-veterinário para que a causa do problema seja identificada. Lembre-se de que, como um sintoma inespecífico, a febre pode ser sinal de problemas mais graves.

O profissional não só saberá o que dar para o cachorro com febre, mas também a quantidade e a frequência do antitérmico escolhido. Lembre-se que o uso indiscriminado de medicamentos e superdosagens pode prejudicar ainda mais o quadro clínico do pet.

Fique ligado no nosso blog para mais informações, dicas e novidades sobre a saúde e o bem-estar do seu pet! Estamos aqui para ajudar você a proporcionar o melhor para o seu amigo peludo!

Tags: 

Comments are closed